As estruturas metálicas do Hotel Cinnamonlife em Colombo, Sri Lanka

A utilização de soluções que recorrem à construção metálica e mista aço-betão em estruturas de edifícios, em especial edifícios altos, apresenta características competitivas interessantes quando comparada com a construção tradicional em betão armado.

Por um lado, a maior eficiência estrutural do material aço (relação entre resistência mecânica e peso volúmico), da qual resultam menores cargas para pilares e fundações, a maior rapidez de execução e a dispensa de utilização de cofragens constituem as principais vantagens das estruturas metálicas. Por outro lado, o custo, o controlo de qualidade em obra, em especial das soldaduras, a necessidade de protecção ao fogo e a menor rigidez e amortecimento dinâmico deste tipo de estruturas constituem inconvenientes que é necessário tem em conta quando, na concepção global de um sistema estrutural, se opta por esta tecnologia construtiva.

Para ilustrar esta dicotomia de argumentos, apresenta-se o caso de um conjunto de edifícios altos actualmente em fase final de construção na cidade de Colombo, no Sri Lanka (www.cinnamonlife.com)...

Renato Bastos, Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda. e Prof. Convidado FCTUC

Artigo completo na Construção Magazine nº 109, mai/jun 2022

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.