Investigadores da UC estudam relação entre a provisão da habitação e a produção de espaço

Um grupo de investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, coordenado por Ana Cordeiro Santos, está a estudar a provisão de habitação em Portugal e a sua relação com a produção de espaço.

O projeto FINHABIT, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, “pretende ilustrar a importância da incorporação do espaço nos estudos sobre financeirização e da financeirização nos estudos geográficos”.

Os investigadores consideram que, apesar de a financeirização já ter aprofundado o alcance da finança entre atores e espaços, a investigação científica tem permanecido insuficientemente atenta às tensões entre as espacialidades relacionais e territoriais.

O estudo adota uma abordagem interdisciplinar ao contextualizar a provisão da habitação do ponto de vista histórico, político e geográfico com o objetivo de expor as suas diferenciadas dimensões sistémicas, de especificidade setorial e geográfica.

Uma das vertentes do estudo é um inquérito, agora a decorrer, que visa avaliar a perceção dos inquiridos em relação às condições da sua habitação mas também da zona onde vivem e das suas expectativas de futuro.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.