Grandes Opções do Plano para 2018 incluem aposta na ciência

A promoção da inovação e da competitividade fazem parte das Grandes Opções do Plano para 2018, aprovadas pela Assembleia da República a 29 de dezembro. O Governo considera primordial continuar a atuar sobre os baixos níveis de produtividade e competitividade da economia nacional e sobre o fraco desempenho na cooperação entre as entidades do sistema de ciência e inovação e as empresas, e na comercialização do conhecimento.

Neste sentido, está prevista a adoção de medidas distribuídas por quatro eixos:

  • Reforçar o investimento em ciência e tecnologia, democratizando o conhecimento e inovação e incentivando a cooperação com as associações empresariais, os clusters e as empresas;
  • Renovar as atividades existentes através da inovação e da melhoria das capacidades de gestão; Promover o potencial criador em novas empresas, novos empreendedores e novas ofertas;
  • Estimular a integração não assimétrica de empresas e instituições em cadeias de valor internacionais, favorecendo a internacionalização da economia portuguesa.

O Governo pretende criar condições favoráveis ao desenvolvimento da atividade científica, consolidando os mecanismos de promoção do emprego neste setor e o incentivo à qualificação avançada dos recursos humanos, além de diversificar as fontes de financiamento da atividade científica.

O executivo pretende ainda reforçar as infraestruturas científicas, criando redes de infraestruturas de utilização comum e qualificando institutos e laboratórios nacionais de referência.

O Governo manterá igualmente o desenvolvimento da Política Nacional de Ciência Aberta, criando as condições necessárias ao cumprimento a 100 %, até 2020, do depósito, num repositório em acesso aberto, dos dados e publicações científicas resultantes de projetos com financiamento público nacional ou europeu.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.