Um projeto para testar intervenções em edifícios históricos

O projeto, que arrancou no início deste ano, terá como foco soluções inovadoras como materiais de base biológica, sistemas de isolamento interno, reabilitação de janelas, sistemas AVAC e integração de sistemas de energia renovável.

Neste momento, os promotores do projeto têm em curso um inquérito com o objetivo de identificar barreiras à eficiência energética em edifícios históricos. O estudo é conduzido pelo ICOMOS e são convidados a participar os especialistas em património, arquitetos, investigadores, gestores de edifícios e proprietários. O objetivo é perceber se as políticas existentes apoiam o planeamento de reabilitações energéticas, se o financiamento é um obstáculo e se são necessários mais exemplos práticos e experiência na área.

O objetivo é aplicar soluções sustentáveis com ênfase na eficiência energética, durabilidade e compatibilidade com a conservação. Para os sistemas de isolamento interno e externo, serão testados materiais como argila, cal natural e biochar. Nas janelas, será dada preferência à realização de updates às soluções existentes, em detrimento da substituição. Tal implica a inventariação das melhores práticas, o desenvolvimento de soluções personalizadas para as demonstrações, a quantificação da performance energética e a análise do potencial de redução de resíduos.

A escolha dos quatro locais para as demonstrações teve como objetivo assegurar diversidade climática, socioeconómica e de tipologias de construção.

Imagem: Unionbsv / pixabay

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.