Fábrica do Brinquedo em Valongo vai custar mais 100 mil euros

A Câmara de Valongo aprovou a execução de trabalhos complementares na construção da Oficina do Brinquedo, em Alfena, que oneram o município em cerca de cem mil euros mais IVA.

A obra iniciada em maio de 2021 e orçada em 3,6 milhões de euros mais IVA é financiada em 85 por cento por fundos comunitários do Programa Norte 2020 e tem um prazo de execução de 540 dias.

Na proposta a que a agência Lusa teve acesso, a autarquia justificou a necessidade de trabalhos complementares por, durante a empreitada, o dono da obra ter constatado “a necessidade de execução de diversos trabalhos”, que “não haviam sido contemplados na proposta inicial”.

Feita a avaliação, a câmara vai ser onerada em 100.239,73 euros mais IVA, e que resultam de 58.519,17 euros, relativos aos preços unitários inicialmente contratualizados, mais 41.720,56 euros, relativos aos preços unitários acordados e com base na proposta apresentada pelo empreiteiro, é descrito no documento.

Estes trabalhos têm um prazo de execução de 35 dias, lê-se ainda na proposta.

Na mesma reunião a autarquia aprovou também o valor de 45.592,91 euros mais IVA relativos a trabalhos a menos.

A futura oficina inspira-se nas formas geométricas e incluirá “uma galeria, bem como uma sala multiusos, e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, ‘workshops’, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais”, revelou a autarquia quando anunciou o início da obra.

A execução do projeto obrigou à realização de dois concursos públicos, depois de o primeiro, lançado em julho de 2020 no valor de 2,8 milhões de euros, ter ficado “abaixo das expetativas do mercado”, conforme explicou o executivo em outubro de 2020, no momento em que anunciou um segundo concurso, com preço base de quatro milhões de euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.