Exposição quer mostrar relevância da arquitetura de prefabricação

“The Reasons Offsite” é uma exposição virtual que vai ser inaugurada a 4 de junho na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e que se debruça sobre a arquitetura prefabricada, uma solução para construção no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na exposição “Reasons Offsite”, o espetador precisa de usar uns óculos especiais e “uma espécie de luvas com botões” para poder descobrir a evolução histórica da arquitetura prefabricada.

Nessa viagem virtual, o visitante pode, à distância de um clique, ir até à Antártida e depois ir até às antigas colónias francesas e visitar alguns exemplos de edifícios prefabricados que são considerados “fundamentais”, explicou à agência Lusa o coordenador do estúdio de arquitetura Summary e curador da exposição, Samuel Gonçalves.

“The Reasons Offsite” é uma “exposição sobre a arquitetura da prefabricação”, afirmou Samuel Gonçalves, ressalvando que embora o tema não seja novo, assume “hoje uma nova relevância”.

“Os programas de financiamento apoiados pelo PRR implicarão muito em breve a construção massiva de edifícios e infraestruturas em Portugal, com prazo de execução curtos, e que a construção corrente demonstrou não ser capaz de acompanhar”, realçou o curador da exposição.

Ao problema da construção deve acrescentar-se a escassez de mão-de-obra na construção civil, que foi “amplamente identificada por profissionais do setor, como por qualquer pessoa que não encontra um empreiteiro disponível para construir a sua casa”, disse Samuel Gonçalves.

Segundo o diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, “a arquitetura hoje tem a necessidade da prefabricação” para se poder construir rápida e eficazmente.

“Tem de haver uma capacidade de construir cidades de uma forma diferente, porque as exigências hoje são outras”, realçou, destacando a preocupação que a Casa da Arquitetura tem em “trazer novas visões” que consigam dar resposta aos desafios atuais num “mundo que está em guerra, pandemia e revoluções e que leva a uma aceleração da transformação”.

A exposição “The Reasons Offsite” divide-se em duas partes: a primeira explora os conflitos da prefabricação através da participação de seis autores convidados que constroem um “atlas teórico, disperso e hipertextual, misturando crítica, ensaio, história e manifesto”.

A segunda parte da mostra apresenta a radiografia da evolução histórica da prefabricação através da seleção de 25 edifícios ou sistemas construtivos.

A exposição “The Reasons Offsite”, que chega a 4 de junho a Portugal, através da Casa da Arquitetura, foi apresentada em Boston, nos Estados Unidos da América, em Budapeste, na Hungria, e em Weimar, na Alemanha, esta última apresentação no âmbito do programa oficial do centenário da Bauhaus.

A exposição fica patente na Casa da Arquitetura até dia 25 de setembro e pode ser vista de terça a sexta-feira entre as 10 e as 19 horas e aos sábados e domingos entre as 10 e as 20 horas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.