Expansão da Zona Industrial de Oliveira do Hospital concluída em 2023

A ampliação da Zona Industrial de Oliveira do Hospital, um investimento que ronda os dois milhões de euros, deverá estar concluída no início de 2023, seguindo-se a transformação em área empresarial de nova geração.

“Temos a expectativa de que estas obras possam estar concluídas no início de 2023. No entanto, a velocidade do andamento das obras depende da mão-de-obra, que é escassa, e do preço dos custos dos materiais, um problema transversal a todo o país”, apontou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

A expansão sul da Zona Industrial de Oliveira do Hospital, que contou com financiamento do Portugal 2020, arrancou em junho de 2020, prevendo a criação de 27 novos lotes, bem como a sua infraestruturação, com a construção de novas vias.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Oliveira do Hospital destacou que a Zona Industrial de Oliveira do Hospital teve ainda, recentemente, “um grande investimento com a instalação da rede de gás natural, no quadro da concessão da Beiragás”.

“Paralelamente, temos mais um grande projeto aprovado, no âmbito no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], para uma área de acolhimento empresarial de nova geração. É um investimento que vem dar uma grande centralidade e competitividade à Zona Industrial de Oliveira do Hospital”, evidenciou.

A Zona Industrial de Oliveira do Hospital vai beneficiar de um investimento de 7,5 milhões de euros, no âmbito do PRR, que contempla a criação de um parque fotovoltaico para autoprodução e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, e cobertura de Banda Larga Rápida 5G.

“Terá também recurso a videovigilância e controlo digital, com sistema de prevenção e proteção contra incêndios. Toda a zona industrial será vigiada e as ignições e ocorrências serão sinalizadas, tendo um sistema de resposta imediata para combate a incêndios”, acrescentou.

O procedimento de contratação pública internacional está a ser preparado, “dado o volume e a especificidade do investimento”.

De acordo com José Francisco Rolo, com este investimento será dado “um salto qualitativo assinalável”, tornando a Zona Industrial de Oliveira do Hospital “uma das mais competitivas da região Centro”.

“É um investimento claro na sustentabilidade energética, numa altura em que a energia é o garrote que asfixia o país, as famílias, as empresas e também as autarquias”, concluiu.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.