Esposende lança concurso para Parque Desportivo Municipal

A Câmara de Esposende lançou, por 480 mil euros, o concurso público internacional para a elaboração de projetos do Parque Desportivo Municipal, que implicará a desativação do atual estádio Padre Sá Pereira.

Em comunicado, o município refere que o prazo estimado para a fase de desenvolvimento dos projetos é de 345 dias.

Num investimento global previsto de 11 milhões de euros, o Parque Desportivo Municipal abrangerá uma área total de 26,66 hectares e passará a dar assistência aos clubes do concelho e a acolher a Associação Desportiva de Esposende, com a consequente desativação do atual estádio Padre Sá Pereira.

A zona de intervenção localiza-se a norte da cidade, sendo que o projeto agora colocado a concurso contempla a apresentação de propostas para a construção do parque desportivo e edifícios de apoio, com soluções que cumpram os objetivos de durabilidade, modernidade e de sustentabilidade ambiental.

Dividido em duas fases, o projeto contempla a organização da circulação em toda a área envolvente, atendendo às vias existentes, por forma a facilitar os acessos.

A construção do Parque Desportivo compreende um mínimo de quatro campos de futebol (um com piso em relva sintética e três em relva natural), sendo um destes com bancadas cobertas e controlo de acessos, devidamente apetrechado para acolher jogos oficiais.

Uma pista de atletismo (em volta de um dos campos de futebol de 11 em relva natural), um polidesportivo (destinado a futsal, andebol), um campo de basquetebol (3x3), campos de ténis (no mínimo dois) e um campo de voleibol de praia integram a primeira fase de obras.

Numa segunda fase, o projeto avança para a disponibilização de soluções de mobilidade suave, interligando o parque desportivo com a Ecovia do Litoral Norte, as vias paralelas ao canal intercetor e a ligação entre as zonas centrais de Esposende e Marinhas, servindo tanto os residentes como os peregrinos do Caminho de Santiago.

Nesta segunda fase, será construído o Centro de Corrida, orientação e de BTT, uma pista “pump track” (bicicleta, skate ou trotineta), um anfiteatro exterior, uma parede de escalada e o skate parque.

No futuro prevê-se ainda a requalificação das linhas de água e das lagoas naturais, oferecendo pequenas praças e jardins para usufruto dos visitantes.

O anúncio pode ser consultado aqui.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.