Entrevista a Manuel Reis Campos

O presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN) chama a atenção para os investimentos que se impõem na transição para uma maior sustentabilidade do setor da construção, com incentivos públicos e linhas de financiamento específicas. Apela também a uma ligação mais estreita entre a oferta formativa e as necessidades das empresas.

Entrevista por Cátia Vilaça | Fotografia D.R.

A descarbonização é uma das grandes preocupações do setor da construção. De que forma o novo programa “Construir Portugal”, que prevê a dinamização da oferta, deve ser conduzido de modo a respeitar princípios de sustentabilidade e descarbonização? Também a AICCOPN lançou um manual de inovação e sustentabilidade. Como avalia o grau de preparação das empresas portuguesas para responderem aos desafios da construção e reabilitação 4.0?

A dinamização do setor da construção de forma sustentável e alinhada com os princípios da descarbonização exige uma colaboração estreita entre entidades públicas, privadas e a sociedade civil, uma vez que obriga a uma verdadeira revolução nas empresas.

Com efeito, a denominada Construção 4.0 obriga à adoção de várias estratégias para se atingir, de forma eficaz, os objetivos de sustentabilidade, que passam pela economia circular, pelo investimento em novos processos e em novos materiais e pela incorporação, na fase de projeto, dos objetivos de otimização da eficiência energética e uso inteligente de recursos naturais, como luz solar e ventilação natural.

No entanto, a adoção e implementação em larga escala dessas inovações requer investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, que devem ser apoiados de modo a abranger as PME do setor

 Este é um momento de transição, pelo que o foco deve passar pela dinamização de medidas e incentivos públicos, com linhas de financiamento específicas, bem como através da definição de normas e regulamentos claros e exequíveis, que incentivem a adoção da construção industrializada e permitam potenciar o recurso às novas tecnologias e o correto posicionamento rumo a um futuro mais sustentável, eficiente e tecnologicamente avançado. (...)

Leia a entrevista completa na Construção Magazine nº121 mai/jun 2024, dedicada ao tema 'Novas tecnologias no suporte às atividades da construção'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.