Empresa portuguesa vai produzir tijolos de cânhamo em Ourique

A empresa portuguesa Cânhamor vai instalar uma unidade fabril de produção de tijolos em cânhamo na freguesia de Garvão, concelho de Ourique, disse o presidente da câmara municipal, Marcelo Guerreiro.

De acordo com o autarca, a Cânhamor – primeiro e único fabricante de blocos de cânhamo e cal da Península Ibérica –, até agora sediada em Odemira, vai instalar ali a sua unidade de produção de materiais naturais e sustentáveis para a construção civil.

Em comunicado, o município explicou que os tijolos de cânhamo produzidos pela Cânhamor “são uma alternativa ecológica, com propriedades térmicas e acústicas duráveis e resistentes comparativamente com os métodos de construção tradicionais”.

A par disso, a sua produção “tem uma pegada de carbono negativa e zero desperdício”, acrescentou.

O município de Ourique cedeu à empresa um terreno em Garvão, com 36 457,44 metros quadrados, onde a Cânhamor vai começar a construir a nova fábrica “durante o próximo ano” de 2023.

Sem precisar o investimento previsto, Marcelo Guerreiro disse tratar-se de um projeto “muito significativo” para o concelho de Ourique, sobretudo pelo número de postos de trabalho que vai criar.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município explicou que os tijolos de cânhamo produzidos pela Cânhamor “são uma alternativa ecológica, com propriedades térmicas e acústicas duráveis e resistentes comparativamente com os métodos de construção tradicionais”.

A par disso, a sua produção “tem uma pegada de carbono negativa e zero desperdício”, acrescentou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.