EDP usa inovador sistema na demolição de chaminés na central do Carregado

A EDP vai dar início esta semana à demolição das três chaminés com cem metros de altura da central termoelétrica do Carregado através de um inovador sistema com robot.

Esta operação, que deverá durar cerca de dois meses, faz parte dos trabalhos de desmantelamento da central termoelétrica da EDP, já desativada, representando mais um passo na estratégia de descarbonização do grupo.

As estruturas de betão com cem metros de altura serão desmontadas através de um sistema que envolve um robot controlado de forma remota. O processo de demolição irá recorrer a uma tesoura multifunções que, agarrada a um braço hidráulico de longo alcance, irá partir e deitar por terra, uma a uma, as três chaminés.

De acordo com a EDP, esta operação segue-se a uma primeira fase em que o robot, suspenso numa grua a cerca de 110 metros de altura, removeu os materiais no interior das chaminés ao longo dos últimos três meses e meio.

“Este inovador processo de demolição das chaminés substituiu os tradicionais métodos com recurso a explosivos (como aconteceu recentemente no derrube das duas chaminés da central da EDP em Setúbal) ou intervenções mecânicas”, referiu a empresa em comunicado.

Em ambas as fases, tanto no interior como no exterior, o trabalho é feito à distância, através de uma câmara colocada no topo da grua que permite monitorizar todos os movimentos do robot. “Este novo método reforça assim a segurança dos trabalhadores envolvidos e das estruturas vizinhas e diminui o impacto ambiental”, lê-se na mesma nota.

Desativada desde 2010, depois de 42 anos em funcionamento, esta antiga central de produção de energia a partir de fuelóleo está na fase final de desmantelamento. O processo prevê que, concluída a demolição das três chaminés, se inicie o derrube dos restantes edifícios e a regularização do terreno, a que se seguirá uma avaliação do estado do solo. Os materiais que resultarem destes trabalhos de desmantelamento da central, desde os metais aos plásticos, entre outros, terão a reciclagem como destino, à semelhança do que tem sido feito em anteriores operações.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.