Digitalização na construção: oportunidades e desafios

A antecipação do impacto de tendências tecnológicas atuais é um exercício especulativo e propenso a erros. Ainda assim, as transformações digitais no setor da Construção são já uma realidade suficientemente sedimentada para que seja possível extrair algumas previsões acerca de impactos e desafios futuros para os profissionais do setor em diferentes áreas de atividade. Estas transformações transcendem as tecnologias mais evidentes, muitas das quais adaptadas de outras áreas de atividade, e incluem aspetos menos visíveis como o desenvolvimento de especificações técnicas e normas, ou a formação de novos profissionais.

Neste artigo é apresentada uma muito breve perspetiva histórica sobre o processo de digitalização na construção, comparando alguns dos desafios atuais com os que foram encontrados aquando da ocorrência de transformações tecnológicas noutros setores de atividade. São depois discutidos alguns tópicos que justificam a maior pertinência deste tema – atual, mas não propriamente recente.

Digitalização na Construção: “O Futuro”?

Nos últimos 20 anos, vários estudos internacionais e artigos de opinião procuraram estimar a importância das tecnologias digitais no setor da Construção, comparando-o (invariavelmente de forma desfavorável) com outras áreas de atividade. Alguns destes estudos procuram estabelecer uma relação entre o grau de difusão destas tecnologias e a produtividade da Indústria da Construção, sublinhando-se o desfasamento crescente entre o desempenho deste setor e o do resto da economia há mais de meio século.

É também possível encontrar listas de tecnologias, adivinhando-se-lhes um efeito transformador no setor. Muitas destas tendências atuais são o resultado da adoção de soluções existentes há décadas – por exemplo os equipamentos de varrimento laser (Laser Scanning) que surgiram na década de 1960, os modelos digitais BIM (Building Information Modelling) desenvolvidos durante as décadas de 1970 a 1990, e mais recentemente os Gémeos Digitais (Digital Twins) descritos pela primeira vez no início deste século. Mesmo outras tecnologias associadas frequentemente à Indústria 4.0, como os sensores ou a Inteligência Artificial, têm uma longa história de aplicação em diversos setores, incluindo no da Construção.(...)

João Poças Martins, professor auxiliar, CONSTRUCT, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Artigo completo na Construção Magazine nº104 jul/ago 2021, dedicado ao tema 'Profissão: Engenheiro Civil'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.