Desenvolvimento de Argamassas para Impressão 3D

A impressão 3D apresenta um enorme potencial para a Construção, representando um salto tecnológico num setor em que a evolução tecnológica no último século foi praticamente inexistente, em particular quando comparado com outras indústrias.

Esta tecnologia começa a ganhar cada vez mais expressão a nível mundial, quer pelas vantagens que apresenta ao nível da performance, com uma significativa redução de tempo e de custos, quer pelo seu impacto positivo ao nível da sustentabilidade ambiental, uma preocupação cada vez mais real e presente na atividade da Construção.

O recurso à impressão 3D no setor já é uma realidade incontornável, pelo que importa conhecer as suas etapas, especificidades e aspetos técnicos, assim como as suas vantagens e as possibilidades de uso desta inovação tecnológica.

No processo de implementação de impressão 3D num projeto de construção, a escolha da argamassa para impressão 3D assume-se como uma etapa crítica. Essa escolha deve ser feita, em primeira análise, tendo em conta a finalidade do objeto e o objetivo da impressão. Isto porque os requisitos de impressão para um objeto de caráter estrutural e para um objeto de caráter decorativo são consideravelmente diferentes. (...)

Por Bruno Lobo, engenheiro civil; gestor de soluções | Construção Industrializada na Saint-Gobain Portugal S.A.

Artigo completo na Construção Magazine nº111 set/out 2022, dedicada ao tema 'Construção 4.0: a digitalização e a construção aditiva'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.