Desenho Técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção

Este livro, da autoria de Ricardo Costa, da Universidade de Coimbra, visa sintetizar e relacionar a informação mais relevante para o domínio do Desenho Técnico na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção, e surgiu da constatação da dificuldade com que os alunos e profissionais destes setores se deparam com a forma como esta informação atualmente se encontra fragmentada e, frequentemente, desatualizada e contraditória. No entanto, como o Desenho Técnico nesta indústria partilha algumas regras e procedimentos com as demais indústrias, o documento também faz uma referência inicial às regras e procedimentos transversais em Desenho Técnico.

A transposição recente de normas internacionais de Desenho Técnico para a realidade nacional alargou significativamente o conjunto de disposições aplicáveis neste domínio em Portugal. Por outro lado, os sistemas de Desenho Assistido por Computador (CAD) são atualmente ferramentas incontornáveis e que não podem deixar de ser tidos em conta no contexto do Desenho Técnico.

Tendo em consideração os aspetos anteriores, julgou-se oportuno e necessário um documento que, à semelhança de outros existentes, aborde os elementos do Desenho Técnico transversais a todas as áreas que dele façam uso mas que, para além disso, e contrariamente à maioria dos documentos disponíveis, também se foque nas especificidades desta indústria, com forte ênfase na normalização aplicável e nas ferramentas CAD. Este documento visa dar um contributo para preencher essa lacuna, tendo em vista constituir um auxiliar de apoio para os alunos das áreas referidas, mas também um documento de consulta para os profissionais.

Mais informação em https://www.booki.pt/loja/prod/desenho-tecnico-para-arquitetura-engenharia-e-construcao-aec/9789898927071/

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.