Custos e Produção na Construção desaceleraram em março

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação média de 0,6 por cento em março, menos 1,5 pontos percentuais do que no mês anterior.

O ICCHN, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que o preço dos materiais e da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações homólogas de -0,5 e de 2,3 por cento.

O preço do materiais tinha diminuído 0,3 por cento no mês anterior e o custo da mão de obra tinha aumentado 5,7 por cento em fevereiro.

Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de -1,1 por cento em março, o custo dos materiais registou uma variação nula e o custo da mão de obra diminuiu 2,6 por cento.

O INE referiu ainda que “a componente de mão de obra contribuiu com -1,1 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo nula a contribuição dos materiais”.

Índice de Produção na Construção diminui 0,6%

O INE também divulgou os dados de março referentes ao Índice de Produção, Emprego e Renumerações na Construção, que registou uma diminuição de 0,6 por cento. No mês anterior, o aumento foi de 0,9 por cento.

Tanto no segmento de Construções de Edifícios, como no segmento de Engenharia Civil foi registado uma queda de 0,6 por cento. No mês anterior, o primeiro segmento tinha aumentado 1,0 por cento e o último tinha aumentado 0,9 por cento.

Relativamente aos índices de emprego e de renumerações, estes aumentaram, em termos homólogos, 0,9 por cento e 1,1 por cento, respetivamente. Em fevereiro passado, o índice de emprego registou um aumento de 1,5 por cento e o índice de renumerações um aumento de 4,5 por cento.

Segundo o INE, a informação deste destaque “reflete já parcialmente os efeitos da pandemia COVID-19 no comportamento da atividade económica”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.