Custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6% em fevereiro

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6 por cento em fevereiro, face ao mesmo mês de 2021, segundo as estimativas provisórias divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em janeiro, o aumento homólogo dos custos de construção tinha sido de 7,4 por cento.

Por componentes, em fevereiro, os preços dos materiais aumentaram 10,1 por cento (9,4 por cento em janeiro) e o custo da mão de obra cresceu 6,4 por cento (4,5 por cento em janeiro). Ou seja, em fevereiro, houve uma aceleração da variação dos preços em ambas as componentes.

Segundo o INE, “o custo dos materiais contribuiu com 5,9 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (5,5 pontos percentuais em janeiro) e a componente mão de obra contribuiu com 2,7 pontos percentuais (1,9 pontos percentuais no mês anterior)”.

O instituto de estatística referiu ainda que, entre os materiais que mais contribuíram para aumento dos preços estão “aços, produtos cerâmicos, gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira, todos com crescimentos homólogos acima dos 20 por cento”.

Já a variação mensal dos custos de construção foi de 1,5 por cento em fevereiro, face a janeiro, tendo os custos dos materiais aumentado 0,4 por cento e o custo da mão de obra crescido 3,0 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.