Custos de construção de casas novas aumentam 12,9% em junho

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9 por cento em junho, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 17,2 por cento e 6,9 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados divulgados pelo INE, em junho “estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,9 por cento em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais do que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, o INE estima que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,2 por cento e de 6,9 por cento.

No caso dos materiais de construção, verificou-se uma desaceleração de 1,8 pontos percentuais no aumento dos preços, relativamente a abril, enquanto o custo da mão-de-obra acelerou 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 80 por cento.

Já o gasóleo e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30 por cento, enquanto os aços, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC registaram crescimentos homólogos superiores a 20 por cento.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi de 0,4 por cento em junho, enquanto o custo dos materiais diminuiu 0,7 por cento e o custo da mão-de-obra aumentou 2,1 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.