Custos de construção aumentam 5,9% em abril

Os custos de construção da habitação nova aumentaram 5,9 por cento em abril em termos homólogos, mais 1,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior, segundo uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) do INE, no mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 3,7 por cento, tendo registado uma variação de 2,6 por cento no mês anterior.

Já o custo da mão de obra aumentou 9,0 por cento, depois de registar, em março, uma variação de 7,4 por cento. “Esta aceleração reflete em parte o efeito de base associado à redução de custos verificada em abril de 2020”, refere o documento.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,7 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribuiu com 2,2 pontos percentuais.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,3 por cento em abril. O custo dos materiais aumentou 0,8 por cento e o custo da mão de obra diminuiu 0,4 por cento.

As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,5 e -0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN.

O ICCHN, segundo o INE, é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal, tratando-se de uma estatística com relevância comunitária, estando abrangida pelo regulamento do Conselho (EC) n.º 1165/98 relativo à produção de estatísticas conjunturais.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.