Consumo de cimento sobe 2,1% até agosto

O consumo de cimento aumentou 2,1 por cento, nos primeiros oito meses do ano, face a igual período do ano passado, segundo dados da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

No segundo trimestre, o índice de preços da habitação, que é apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), avançou 13,2 por cento, mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

Por sua vez, o número de transações de alojamentos fixou-se em 43 607, uma subida homóloga de 4,5 por cento.

O valor de transações de alojamentos familiares, no período em causa, situou-se em 8 288 milhões de euros, com uma progressão de 19,5 por cento, em comparação com o mesmo trimestre de 2021.

Já a área licenciada para a habitação e para os edifícios não residenciais cresceu, até julho, um por cento e 2,5 por cento, respetivamente.

Neste período, o número de fogos licenciados em construções novas somou 3,2 por cento.

“Quanto ao montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras nos primeiros sete meses de 2022, verifica-se uma subida de 13,4 por cento face ao montante registado no período homólogo do ano transato, atingindo-se os 9 718 milhões de euros”, lê-se no documento.

No sentido inverso, até agosto, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas cedeu 18,2 por cento, enquanto o volume de contratos celebrados e registado no Portal Base teve uma variação homóloga comparável de 40,1 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.