Consumo de cimento no mercado português aumenta 2,5% até julho

O consumo de cimento no mercado português aumentou 2,5 por cento até julho, para 2,3 milhões de toneladas, face a igual período do ano passado, revelou a Associação dos Industriais de Construção e Obras Públicas (AICCOPN).

Até julho deste ano, o número de obras licenciadas pelas câmaras municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais caiu 0,5 por cento para 11 321.

No entanto, no que respeita ao número de fogos licenciados em construções novas verificou-se até julho um aumento homólogo de 3,2 por cento, para 18 261 fogos.

A AICCOPN dá ainda nota da evolução do crédito concedido por parte das instituições financeiras, lembrando que o montante do novo crédito atribuído à habitação ascendeu a 9 718 milhões de euros até julho, o que corresponde a mais 13,4 por cento em termos homólogos.

Além disso, o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito terminou julho nos 1 417 euros por metro quadrado, numa subida homóloga de 16,1 por cento, resultante das taxas de crescimento de 16,7 por cento nos apartamentos e de 13,1 por cento no caso das moradias.

A AICCOPN destacou a Área Metropolitana de Lisboa, indicando que o número de fogos licenciados em construções novas subiu 2,7 por cento nos 12 meses terminados em julho de 2022, para 29 082, contra os 28 307 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 14 por cento são de tipologia T0 ou T1, 23 por cento são de tipologia T2, 48 por cento de tipologia T3 e 15 por cento de tipologia T4 ou superior.

Em relação ao valor de avaliação bancária da habitação verificou-se, nesta região do país, um aumento homólogo de 17,1 por cento até julho, assinalou a associação empresarial do setor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.