Construção mantém trajetória de crescimento até final de agosto

A construção mantém até final de agosto a trajetória de crescimento, com a maioria dos indicadores de procura e de produção a registarem variações acumuladas positivas, desde o início do ano, anunciaram as associações do setor.

De acordo com a informação estatística divulgada em comunicado, foram transacionados 96.612 alojamentos familiares nos primeiros seis meses do ano, o que corresponde a aumentos de 25,6 por cento e de 11,8 por cento, face ao mesmo semestre de 2020 e de 2019, respetivamente.

Também o montante das transações de alojamentos familiares, as quais totalizaram 15.494 milhões de euros no primeiro semestre de 2021, corresponde a uma subida de 30,2 por cento e de 27,1 por cento, face ao mesmo semestre de 2020 e de 2019, respetivamente.

Em relação ao total de licenças de construção emitidas pelas autarquias nos primeiros sete meses do ano, houve um crescimento de 11,0 por cento, em termos homólogos, em resultado de variações de 12,6 por cento na componente dos edifícios habitacionais e de 7,3 por cento na componente referente a edifícios não residenciais.

Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas, verifica-se um aumento de 12,3 por cento, em termos homólogos, para um total de 16.343 habitações.

No comunicado conjunto, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) referem que “o índice de preços da habitação valorizou-se 6,6 por cento, em termos homólogos, no segundo trimestre de 2021 e, por seu turno, os valores de avaliação bancária na habitação mantiveram-se em máximos históricos, com um aumento homólogo de 8,2 por cento no mês de agosto”.

A construção mantém até final de agosto a trajetória de crescimento, com a maioria dos indicadores de procura e de produção a registarem variações acumuladas positivas, desde o início do ano, segundo as associações do setor.

Já no segmento das obras públicas, até ao final de agosto de 2021, foram abertos concursos de empreitadas no montante de 2.916 milhões de euros, menos 15 por cento do que os 3.430 milhões promovidos nos mesmos oito meses de 2020.

Em contrapartida, as empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base nos primeiros oito meses de 2021 totalizam 2.617 milhões de euros, o que traduz um aumento de 42,6 por cento, consolidando uma trajetória positiva no que diz respeito ao volume de empreitadas de obras públicas contratadas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.