Conservação das fachadas do Teatro Nacional de São João

Os materiais e técnicas construtivas do século XX diferem frequentemente dos materiais tradicionais e métodos do passado. É necessário investigar e desenvolver métodos de conservação específicos apropriados para tipologias construtivas únicas.

In “Critérios para a Conservação do Património Arquitetónico do Século XX, Documento de Madrid 2011”

Numa evolução dinâmica, a noção de património tem vindo a alargar-se, integrando novos critérios e conceitos, dando lugar ao que se pode designar de “novos patrimónios”. Integram-se nestes “novos patrimónios” as construções do século XX associadas à utilização dos materiais emergentes no início do século, como o ferro e o betão armado. A conservação deste património apresenta-se como um novo desafio, uma vez que as premissas destas intervenções são, em muitos aspetos, diferentes das utilizadas em construções mais antigas devendo ter de ser considerados outros aspetos como, por exemplo, a durabilidade das intervenções.

Contextualização da prática construtiva no início do século XX

Com a introdução de novos materiais na construção (como o betão armado e o aço), os edifícios do início do século XX pautam-se por uma diversidade construtiva ao nível dos sistemas estruturais, sendo usual numa mesma construção a mistura dos materiais ditos tradicionais (alvenarias e madeiras) com os então materiais emergentes (ferro e betão armado). Por outro lado, estas construções de betão armado eram sobretudo construções experimentalistas, tendo por base os diferentes sistemas construtivos patenteados nessa época, tais como o sistema Hennebique ou o sistema Coignet, entre outros. Assim, à variabilidade associada à própria construção em si associa-se também a variabilidade dos diferentes sistemas patenteados, pelo que existe grande dificuldade em saber-se o que está efetivamente construído.

Além destes aspetos há ainda um outro a ter em atenção nestas construções, e que aqui se designa por “fingimento das estruturas”. (...)

Artigo publicado na Edição nº 83

Autores:

Esmeralda Paupério, Xavier Romão, Nelson Vila Pouca, CONSTRUCT – LESE - Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.