Concursos de obras públicas crescem 18% até outubro

O montante dos concursos de obras públicas lançados até final de outubro aumentou 18 por cento face ao período homólogo, atingindo 4.160 milhões de euros, “tratando-se mesmo do valor mais elevado registado desde 2010”.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os concursos promovidos até final de outubro mantêm-se a bom ritmo, mas contratos celebrados não acompanham evolução.

O volume de contratos celebrados de empreitadas de obras públicas decresceu dois por cento em termos homólogos, perfazendo um montante de 1.716 milhões de euros.

De igual modo, ao nível dos contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, que totalizam 395 milhões de euros, observa-se uma variação de menos cinco por cento em termos homólogos.

De acordo com a AICCOPN, considerando os contratos celebrados sob as restantes modalidades de contratação, que representam 251 milhões de euros neste período, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de outubro foi de 2.363 milhões de euros, mais três por cento que o verificado em 2019.

Assim, o volume dos contratos celebrados, em resultado de uma evolução menos expressiva, situa-se 43 por cento abaixo nível dos concursos promovidos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.