Concursos de obras públicas caem 15% nos primeiros sete meses do ano

O volume de concursos de empreitadas de obras públicas caiu, nos primeiros sete meses de 2022, em 14,7 por cento em termos homólogos, tendo ainda descido 43 por cento no montante de contratos celebrados e registados no portal Base.

Segundo dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “observa-se uma redução no volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas nos primeiros sete meses de 2022 de 14,7 por cento, em termos homólogos acumulados, e uma variação homóloga temporalmente comparável de -43 por cento no montante dos contratos de empreitadas celebrados e registados no portal Base”.

De acordo com a associação, “o número de fogos em construções novas licenciados pelas câmaras municipais nos primeiros seis meses de 2022 totalizou 15 558, o que corresponde a um aumento de 4,4 por cento face aos 14 897 alojamentos licenciados no mesmo período do ano anterior”, sendo que “no que concerne à área licenciada, neste período assiste-se a crescimentos de 1,6 por cento e de 2,2 por cento, em termos homólogos, na habitação e nos edifícios não residenciais, respetivamente”.

Paralelamente, “no mês de junho de 2022, o índice de custos de construção de habitação nova aumentou 12,9 por cento, em termos homólogos, em resultado de crescimentos de 17,2 por cento no índice relativo à componente de materiais e de 6,9 por cento no índice relativo à componente de mão-de-obra”.

A AICCOPN indicou ainda que, “no primeiro semestre de 2022, a concessão de novo crédito à habitação pelas instituições financeiras subiu 16,9 por cento face ao primeiro semestre do ano anterior para 8 397 milhões de euros”.

Por outro lado, no que diz respeito à “avaliação bancária na habitação, no mês de julho registou-se um aumento de 16,1 por cento em termos homólogos, em face de aumentos de 16,7 por cento nos apartamentos e de 13,1 por cento nas moradias, atingindo-se novos máximos desta série estatística iniciada em 2011”.

A associação recordou também que, “quanto à evolução do investimento em construção e do VAB [valor acrescentado bruto] do setor da construção, neste semestre, verificaram-se crescimentos de 1,7 por cento e 1,3 por cento, respetivamente, variações que denotam um abrandamento no ritmo de crescimento do setor (+4,0 por cento e +3,8 por cento em 2021, respetivamente), num período em que, no mercado das obras públicas, se observa uma forte redução homóloga do volume de contratos celebrados, devendo ter-se presente o facto de que o Orçamento de Estado para 2022 apenas entrou em vigor no final do mês de junho”.

A associação baseou-se em dados próprios, do INE, Banco de Portugal, Observatório das Obras Públicas e IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) para estas conclusões.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.