Concursos de obras públicas caem 11% até outubro

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até outubro registou um recuo de 11 por cento em termos homólogos, para 2 947 milhões de euros, recuperando face às quebras dos meses anteriores.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), este valor “corresponde a uma quebra de 11 por cento face a igual período de 2021 e traduz uma recuperação face às quebras de 16, 18 e 15 por cento registadas em setembro, agosto e julho, respetivamente”.

Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiram 1 928 milhões de euros até final de outubro, valor 40 por cento inferior ao totalizado em igual período de 2021.

De acordo com a AICCOPN, “também a este nível se assiste a quebras menores do que as divulgadas nos últimos três barómetros (variações de -43 por cento em setembro, -47 por cento em agosto e -50 por cento em julho)”.

Por modalidades, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, até ao final de outubro, 1 508 milhões de euros, menos 37 por cento em termos homólogos.

Já os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 329 milhões de euros, menos 40 por cento do que no mesmo período de 2021.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.