Concurso para Museu Nacional da Música lançado até ao final do ano

O concurso público para instalar o Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra vai ser lançado até ao final deste ano, reiterou a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

“Está a acabar o prazo da empresa que está a elaborar o projeto de execução, e mal tenhamos na nossa posse [esse] projeto, o município vai lançar o concurso”, afirmou Ângela Ferreira à agência Lusa, adiantando que esse prazo termina no final deste mês.

Ângela Ferreira garantiu igualmente que o concurso vai ser lançado até ao final deste ano e as obras concluídas até ao final de 2023.

Trata-se de um investimento de quatro milhões de euros, dos quais três milhões são suportados pelo orçamento do Ministério da Cultura e, um milhão, pela Câmara de Mafra, entidade com quem a tutela estabeleceu uma parceria no sentido de vir a autarquia a lançar o concurso e acompanhar a execução da obra.

“Não estamos a falar de intervenção física no palácio enquanto elemento arquitetónico”, esclareceu a governante, explicando que o investimento maior é no “projeto de museografia”, estando também previstas intervenções na instalação de acessos verticais para pessoas com mobilidade condicionada e na climatização para cada instrumento e na zona das reservas do museu.

O museu, atualmente instalado na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, tem uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais, com um acervo composto por mil instrumentos dos séculos XVI ao XX, de tradição erudita e popular.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.