Concurso para empreitada de 6ME de requalificação da EN114 em Rio Maior

O concurso público para a empreitada de requalificação da ligação entre a Estrada Nacional 114 e a A15, em Rio Maior (Santarém), no valor de seis milhões de euros, foi publicado em Diário da República.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal lembrou que a empreitada surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na vertente das Áreas de Acolhimento Empresarial – Acessibilidades Rodoviárias.

“Com um investimento estimado de 6 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, esta empreitada tem como objetivo a melhoria significativa das condições de acessibilidade, circulação e segurança, não só para o tráfego com origem e destino na zona industrial de Rio Maior, mas principalmente para veículos pesados e para o tráfego de passagem vindo da A15 que utiliza o eixo da EN114 como acesso a Rio Maior”, afirmou na nota.

A intervenção vai incluir a construção de rotundas ao longo do traçado, para redução da velocidade, e a faixa de rodagem será ladeada por passeios, ciclovias e percurso mistos, estando igualmente previsto o reforço e/ou substituição dos equipamentos de sinalização, balizagem e segurança e a realização de trabalhos ao nível do pavimento e dos sistemas de drenagem existentes.

Serão, ainda, melhoradas algumas interseções de estradas/ruas secundárias na EN114, que terão intervenções a nível de traçado, pavimentação, drenagem, sinalização, limpeza e/ou substituição de coletores de passagem sob serventia, lê-se na mesma nota.

Para a Infraestruturas de Portugal, o investimento irá promover as acessibilidades rodoviárias e reduzir custos de contexto, “fomentando a competitividade da região onde se insere, bem como das empresas que nela se fixem”.

A empreitada insere-se num conjunto de nove obras já lançadas no âmbito do PRR, que correspondem a um investimento de cerca de 81 milhões de euros, afirmou a Infraestruturas de Portugal, empresa que “já assinou os três contratos de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, num total de 394,8 milhões de euros”.

A requalificação da EN114 foi anunciada no passado dia 23 de março, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na qual foi assinado o contrato de 12,8 milhões de euros que vai permitir fazer do Parque de Negócios e da Zona Industrial de Rio Maior uma área energética A+, capaz de fornecer hidrogénio e de produzir energia fotovoltaica.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, as candidaturas podem ser apresentadas até 24 de maio e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a contar dessa data.

Os critérios de adjudicação são o preço, a valia técnica, o programa de trabalhos, a memória descritiva e justificativa e cronograma financeiro.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/04/079/415241813.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.