Universidade do Minho e dst lançam Cátedra em Construção do Futuro

A Universidade do Minho e a construtora dst vão lançar a “Cátedra dst/IB-S em Construção do Futuro: Automação e Modularização”, uma iniciativa que pretende viabilizar projetos associados ao futuro do setor.

A nova Cátedra vai ficar sediada no Instituto para a Biossustentabilidade (IB-S), com edifícios nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), e é apoiada pela Ordem dos Engenheiros na divulgação. O seu objetivo é repensar a construção e reinventar esta indústria para uma maior competitividade, criando soluções tecnológicas capazes de harmonizar o ambiente natural e construído, numa abordagem multidisciplinar. Vai focar temas como o BIM, a integração projeto-produção, os materiais e sistemas inovadores ou a reabilitação na economia circular.

Os promotores da Cátedra justificam também a sua criação com a transformação digital na indústria, com sistemas ligados em tempo real e com capacidade autónoma de otimização, o que conduz à necessidade de a Europa se preparar atempadamente para criar valor e enfrentar os desafios societais no emprego, nas qualificações dos recursos humanos e na sustentabilidade.

Na imagem: Instituto para a Biossustentabilidade, Braga

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.