Case study: Inspecção e Diagnóstico do Património Edificado

A reabilitação do património edificado, em particular nos centros históricos das grandes cidades é um mercado em ascensão em Portugal face à construção nova.

À semelhança das construções novas a reabilitação de edifícios de construção tradicional, devem ser alicerçadas em projetos de execução onde se descreve de forma detalhada as soluções previstas para a intervenção e os respetivos custos associados.

A caracterização estrutural e construtiva do edificado existente, o seu estado de conservação, a eventual presença de mecanismos de degradação, deve ser uma tarefa precedente à realização do projeto de execução. A realização de ações de inspeção e diagnóstico numa fase preliminar assume especial importância em intervenções de reabilitação pois fornece “inputs” essenciais na elaboração do projeto de execução  que ajudarão a prevenir desvios orçamentais e de prazos em fase de obra.

A madeira é tida como um dos principais materiais no que respeita à constituição edificado existente nos centros históricos. Em muitas das intervenções de reabilitação o estado de conservação aparente dos elementos de madeira leva a que os proprietários, técnicos e investidores optem pela substituição integral destes elementos ao invés da sua reabilitação introduzindo sobrecustos nas intervenções que poderiam ser evitados.

O presente artigo surge na sequência da realização de uma inspeção e diagnóstico estrutural a um edifício de construção tradicional localizado no centro da Cidade de Braga, onde se destacam os ensaios realizados aos elementos estruturais de madeira. A par das ações de inspeção e diagnóstico foi realizada uma avaliação estrutural com o enquadramento nos normativos aplicáveis às estruturas de madeira.

Descrição sumária do edifício

O edifício em estudo apresenta uma tipologia construtiva tradicional: fachadas em alvenaria de pedra, pavimentos de madeira que apoiam nas paredes de alvenaria de pedra das empenas. As paredes interiores de compartimentação são constituídas por tabique. A cobertura é materializada por vigas de madeira e barrotes, e por uma estrutura de ripado onde assenta um revestimento de telha cerâmica de barro vermelho.

Figura 1 – Compartimentos interiores do edifício com patologias visíveis

Inspeção preliminar e levantamento estrutural

O estudo do edifício em questão foi iniciado com uma inspeção visual criteriosa onde se identificou e caracterizou as anomalias visíveis de forma a proceder à sua tipificação e respetiva severidade/grau de importância.

A pesquisa de elementos de arquivo que pudesse fornecer informações sobre as soluções construtivas utilizadas no edifício revelou-se infrutífera, pelo que com a finalidade de se obter informação que permitisse a compreensão do funcionamento estrutural foi realizada uma campanha de sondagens por amostragem.

Figura 2 – Exemplo de sondagens realizadas

O levantamento estrutural foi representado sobre desenhos, de forma a evidenciar a disposição dos elementos estruturais.

Figura 3 – Planta parcial do pavimento do 1º andar com representação do levantamento estrutural

Ensaios

Concluída a inspeção visual preliminar e o levantamento estrutural foram realizados ensaios, por amostragem, a seguir listados, que incidiram sobre os elementos estruturais de madeira:

- Ensaios de Resistografia para avaliação do estado de conservação interno da madeira;

- Medição de humidade com recurso ao higrómetro para avaliação do teor em água e como indicador de existência/ propensão a ataque bióticos;

- Pancadas de percussão com recurso ao martelo, para obtenção de informação acerca do estado de conservação da madeira, através da análise do som de resposta;

- Avaliação da dureza e existência de degradações superficiais através da utilização do formão;

Figura 4 – Utilização de formão, martelo e higrómetro na inspeção de elementos de madeira

Figura 5 – Utilização do resistógrafo para avaliação da integridade de vigas de pavimento e cobertura

Diagnóstico

Com o conjunto de ensaios acima indicados foi possível identificar os elementos de madeira degradados e com capacidade resistente diminuída, assim como a extensão dos danos. 

Salvo algumas exceções, os elementos de madeira ensaiados apresentaram-se na sua generalidade em bom estado de conservação verificando-se, contudo, indícios ativos de insetos xilófagos em algumas peças e degradações superficiais.

Figura 6 – Galerias de térmitas; Degradação superficial de viga de pavimento; Existência de caruncho superficial em viga da cobertura

Os ensaios de resistografia realizados nalgumas vigas de pavimento evidenciaram variações nas densidades, nomeadamente nas zonas de apoio que são associadas a degradações internas devido aos agentes bióticos.

Figura 7 – Exemplo de resultado de ensaio com resistógrafo, onde se verificou existir uma degradação intensa

Pese embora, o bom estado geral de conservação dos elementos de madeira verificou-se a existência de flechas excessivas em algumas zonas dos pavimentos. Esta anomalia demonstra a deficiente capacidade resistente dos pavimentos face às cargas atuantes verticais a que os pavimentos de madeira do edifício estão sujeitos.

Figura 8 – Deformação no pavimento – Flexa excessiva do pavimento

A verificação de segurança estrutural dos pavimentos de madeira foi enquadrada com base no Eurocódigo 5, tanto em termos de resistência (Estados Limites Últimos - ELU), como em termos de deformação e/ou vibração (Estados Limites de Serviço - ELS). Os resultados obtidos demonstraram que os pavimentos existentes sob o ponto de vista estrutural não têm adequabilidade às cargas regulamentares comprovando a informação obtida através da inspeção visual, nomeadamente a existência de deformações e vibrações.

Conclusões

A avaliação ao estado de conservação dos elementos estruturais dos edifícios permitiu verificar, salvo algumas exceções o bom estado geral de conservação dos elementos estruturais de madeira, nomeadamente do vigamento dos pavimentos e cobertura. Considera-se assim que a maioria dos elementos estruturais poderão ser mantidos através de intervenções pontuais de reabilitação e/ou reforço.

Não obstante o bom estado geral de conservação dos elementos estruturais, e tendo em conta os resultados obtidos na verificação de segurança estrutural constatou-se que os todos pavimentos terão de ser reforçados estruturalmente devido às cargas atuantes a que os mesmos estão sujeitos e às cargas expectáveis em futuras utilizações

O caso de estudo apresentado demonstra que com a realização de ações de inspeção e diagnóstico eficiente é possível caracterizar sob o ponto de vista material e estrutural as estruturas de madeira existentes de uma forma quantitativa e qualitativa.

Os custos inerentes à substituição integral de elementos que aparentemente se consideram inaptos para utilização, e os sobrecustos imprevistos característicos das intervenções de reabilitação devido à deficiente caracterização das condições iniciais podem ser evitados através de uma correta avaliação do estado de conservação do edificado existente.

Bibliografia

  • ASTM D4442-07, Standard Test Methods for Direct Moisture Content Measurement of Wood and Wood-Base Materials, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2007, www.astm.org
  • ASTM D4933-99(2010), Standard Guide for Moisture Conditioning of Wood and Wood-Base Materials, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2010, www.astm.org
  • ASTM D6815-09, Standard Specification for Evaluation of Duration of Load and Creep Effects of Wood and Wood-Based Products, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2009, www.astm.org
  • ASTM D7438-13, Standard Practice for Field Calibration and Application of Hand-Held Moisture Meters, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2013, www.astm.org
  • ISO 13822:2001
  • UNI 11119:2004
  • UNI 11138:2004
  • Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes
  • Eurocode 0: Basis of structural design
  • Eurocode 1 : Actions on structures
  • Eurocode 5: Design of timber structures

Por Carlos Moreira, Business Unit Manager, Infrastructures, EQS Global

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.