Câmara de Lobos vai construir centro de apoio para pessoas sem-abrigo

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, vai construir um centro de apoio para pessoas sem-abrigo, anunciou a autarquia, referindo que foram identificados 17 indivíduos nessa situação no concelho.

O projeto assenta numa parceria entre o município, a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento e o Centro Social e Paroquial do Carmo, com base num protocolo assinado a semana passada pelas três entidades.

A autarquia referiu, em comunicado, que a estrutura de apoio ao sem-abrigo ficará localizada no centro da cidade de Câmara de Lobos, na zona oeste da Madeira, e terá as valências de loja comunitária, refeitório e balneário.

O município adiantou que vai exigir da Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania a afetação de parte da verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção do centro, considerando que estão previstos investimentos na ordem de oito milhões de euros em estruturas semelhantes no concelho do Funchal.

“Infelizmente, não existem pessoas em situação de sem-abrigo apenas na capital da região”, disse o presidente da Câmara de Lobos, Pedro Coelho, citado no comunicado, vincando que o Plano Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-abrigo de Câmara de Lobos também deve ser financiado pelo PRR.

O município indicou que o concurso público para construção do centro será lançado em breve e prevê que as obras estejam concluídas três meses após a adjudicação da empreitada, sublinhando que o processo será célere dada a “necessidade premente de apoiar de forma mais estruturada a população sem abrigo do concelho”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.