Câmara de Leiria investe em acesso seguro ao IC2

O Município de Leiria aprovou a empreitada de construção de um acesso seguro ao Itinerário Complementar 2 (IC2), na sequência de um protocolo assinado com a empresa Roca no início do ano.

Com um investimento de cerca de 750 mil euros e um prazo de execução de 210 dias, a intervenção vai incidir sobre a estrada municipal paralela ao IC2, entre os quilómetros 133+373 e 133+895, e irá servir não apenas a empresa e os seus trabalhadores, mas também as povoações e empresas circundantes, que passam a beneficiar de melhores condições de circulação, sendo também objetivo que o novo acesso aumente o tecido empresarial instalado na zona, lê-se numa nota de imprensa.

A empreitada prevê a criação de vias de aceleração e de desaceleração adequadas ao fluxo rodoviário existente no IC2, bem como a limpeza e recuperação de valetas existentes e a abertura de bermas, entre outros pequenos trabalhos, assumindo o município uma fatia de 500 mil euros do total do investimento, lê-se no comunicado.

Segundo a autarquia, o acordo com a empresa contempla a afetação ao domínio público municipal de cerca de 2.200 metros quadrados de terrenos pertencentes à Roca, que assume também os estudos e os projetos necessários à execução da obra.

Estes trabalhos constituirão “uma importante mais-valia ao nível da segurança, tornando aquela zona mais atrativa a novos investimentos empresariais”, salientou ainda o município.

Esta adjudicação acontece no âmbito de um segundo concurso público, uma vez que o primeiro procedimento não teve concorrentes, tendo sido necessário rever os preços, o que, considerando o aumento dos custos dos materiais, levou a que se excluísse a beneficiação do pavimento da Rua dos Sete Arcos e da Rua Principal, prevista no primeiro momento, revelou ainda o comunicado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.