Câmara de Estremoz investe 1,1ME na requalificação do Rossio

A requalificação paisagística da zona sul do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, no distrito de Évora, começou a semana passada, num investimento de 1,1 milhões de euros, disse o presidente da câmara, José Daniel Sádio.

O autarca indicou à agência Lusa que a obra, com um prazo de execução de cinco meses, é “muito interessante” e vai “valorizar aquela zona” da cidade e “melhorar, de forma significativa, todas as condições para a população e para os comerciantes”.

A empreitada envolve a zona da feira de antiguidades e velharias e o mercado tradicional, em frente ao edifício da câmara municipal e à Igreja dos Congregados.

“Vão existir constrangimentos com o trânsito e o estacionamento, mas pretendemos causar o mínimo de impacto e de transtorno possíveis”, argumentou o autarca.

Esta intervenção visa a requalificação do espaço público na zona sul do Rossio e está ligada “à necessidade de melhorar o ambiente urbano na praça central da cidade”, explicou a câmara.

As obras visam também “eliminar os impactos visuais dissonantes existentes no Rossio Marquês de Pombal, beneficiando toda a praça, toda a envolvente e todo o seu edificado”.

Novos módulos para utilização dos comerciantes de artesanato e dos mercados diários, a melhoria do piso na zona onde funciona a feira de antiguidades e velharias e a construção de um novo quiosque e de sanitários são algumas das ações previstas.

A intervenção, de acordo com a autarquia, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz, no âmbito do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana, com financiamento de 85 por cento de fundos comunitários, num investimento total de 1,1 milhões de euros, acrescido de IVA.

O município revelou que, durante estas obras, o mercado tradicional semanal e o mercado diário são deslocalizados para outras zonas do Rossio, tendo ainda sido implementadas algumas alterações no trânsito.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.