Câmara de Braga investe 3ME na requalificação da Avenida da Liberdade

A Câmara de Braga vai investir cerca de três milhões de euros na requalificação da Avenida da Liberdade, uma intervenção que vai resultar na inserção de vias cicláveis segregadas e na diminuição das velocidades praticadas pelos automóveis.

Em comunicado, a câmara acrescentou que, com a intervenção, os espaços afetos ao estacionamento público vão ser “revistos”, dando-se prioridade às atividades de cargas e descargas, mas mantendo-se alguns lugares de utilização comum, bem como lugares de mobilidade condicionada.

A proposta para a abertura do concurso público da empreitada, que será executada no âmbito do projeto “Eu Já Passo Aqui”, tem como objetivo central a melhoria da acessibilidade e a segurança rodoviária.

A intervenção ocorrerá desde o cruzamento da avenida com a Rua do Raio até à rotunda de S. João da Ponte, numa extensão de cerca de 850 metros.

O projeto prevê o reperfilamento da via, com a inserção de vias cicláveis segregadas, unidirecionais, dos dois lados da faixa de rodagem, novas travessias pedonais, eliminação de barreiras à circulação inclusiva, incremento da arborização e aumento da área permeável.

“Esta intervenção vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases”, sublinhou-se no comunicado.

Os cruzamentos e as passadeiras serão sobrelevados ao nível dos passeios, a par de soluções semafóricas “inteligentes e inovadoras”, que irão “aumentar significativamente” o conforto e a segurança para peões e ciclistas e, em simultâneo, implicar a diminuição das velocidades praticadas pelos automóveis.

Serão ainda implementadas novas travessias, sendo que a existente junto ao Parque da Ponte será duplicada, passando a haver uma ligeiramente mais a norte, sobre o Rio Este, e outra mais a sul, junto à rotunda.

Todas as travessias pedonais passam a incorporar pisos podotáteis, a pensar nas pessoas com deficiência visual.

As paragens de transporte público serão redesenhadas, de modo a que a plataforma de embarque fique 30 centímetros acima da faixa de rodagem, facilitando o acesso aos autocarros.

O projeto prevê igualmente a reformulação ou reposicionamento do mobiliário urbano, da iluminação pública, da sinalização e das demais infraestruturas, compatibilizando-os com o novo desenho da via, e a execução de canteiros junto aos limites da faixa de rodagem, com novas plantas que não exigirão sistema de rega.

Irá ainda proceder-se à eliminação e substituição das duas passagens inferiores que se encontram junto à Avenida João XXI/Avenida Imaculada Conceição por travessias de superfície, “plenamente acessíveis”.

A câmara pondera fazer coincidir temporalmente a empreitada a realizar no túnel da Avenida, de forma a concentrar as reabilitações e “diminuir os constrangimentos que obras desta envergadura necessariamente sempre implicam”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.