Câmara de Aveiro investe 3,9 ME em duas novas escolas

Nova escola em Nossa Senhora de Fátima

A Câmara de Aveiro adjudicou a construção de duas novas escolas num valor global de cerca de 3,9 milhões de euros.

A construção do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e tem um prazo de execução de 540 dias.

A nova escola a construir junto à Igreja e ao Centro Social Paroquial visa substituir os edifícios escolares da Escola Básica (EB) de Mamodeiro, EB e Jardim de Infância da Póvoa do Valado, EB de Nariz e EB de Requeixo, que “têm vindo a perder muitos alunos ao longos dos últimos anos”, registando atualmente “baixa frequência” e assumindo uma “dispersão não sustentável, com falta dos espaços e da qualidade que hoje se exigem aos edifícios escolares”.

O projeto prevê a construção de oito salas para o 1.º ciclo e três salas para a educação pré-escolar, para além dos espaços comuns às duas valências, como refeitório, bibliotecas e salas de atividades, e a uma zona exterior de recreio com polidesportivo integrado.

Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a Câmara vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as crianças com residência mais distante e que necessitarem desse serviço.

Escola Básica do 1.º Ciclo de Eixo

Também foi adjudicada a construção da nova Escola Básica do 1.º Ciclo de Eixo, por cerca de 1,4 milhões de euros, com um prazo de execução de 365 dias.

O novo edifício, que ficará localizado no perímetro da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo, terá oito salas de aula. A empreitada prevê ainda a demolição da velha escola de 1º Ciclo e a construção, no mesmo local, dos novos campos polidesportivos, que vão servir toda a área escolar.

A autarquia decidiu ainda lançar um novo concurso público para a requalificação e ampliação da Escola Básica das Barrocas no valor de 2,62 milhões de euros, uma vez que nenhuma das propostas apresentadas no anterior concurso “cumpriu os preceitos legais para ser considerada válida”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.