BIG Smart Cities 2017: projeto vencedor junta prevenção rodoviária e produção de energia

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi o vencedor da final do BIG Smart Cities 2017, que decorreu no dia 11 de julho, no Centro Cultural de Cascais.

O estudante concorreu com o projeto tecnológico PAVNEXT - Pavement Energy Efficient Extractor -, uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Possibilita também a produção energia elétrica pela passagem dos veículos.

Ao ganhar esta competição nacional, Francisco Duarte recebe um prémio de 10 mil euros, um espaço de trabalho e um período de aceleração de 6 meses, uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa e acesso à cidade experimental de Cascais para testar o piloto da solução tecnológica que desenvolveu.

O BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab e Ericsson é uma competição de empreendedorismo que premeia ideias de base tecnológica que melhorem a vida de quem vive, estuda, trabalha ou visita as cidades, dentro de 5 áreas: smart living, smart green, smart government, smart inclusion e smart tourism. Esta foi a 5ª edição, que teve início a 17 de abril com o BIG Smart Cities Coimbra, no Instituto Pedro Nunes. De seguida, a competição passou por Braga, Évora, Lisboa e Porto, tendo sido selecionados 20 finalistas.

Recentemente, o PAVNEXT foi um dos três vencedores da competição ClimateLaunchpad, e, em 2016, ganhou a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária.

Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento, “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, sob a orientação de Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O aluno é igualmente membro da equipa de investigação do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), coordenado também por Adelino Ferreira e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.