Betão com casca de arroz: diminuir o custo e aumentar a sustentabilidade

Uma equipa de investigadores do ITeCons está a estudar a introdução de casca de arroz no betão como forma de reduzir custos e impacte ambiental.

João Almeida, do ITeCons, explica que o projeto procura “tirar partido da incorporação de subprodutos da atividade agrícola do Baixo Mondego, definindo novas soluções construtivas de elevado desempenho e sustentabilidade, tais como painéis de revestimento de fachadas, barreiras acústicas e outros elementos de arquitetura urbana”.

Sendo o betão um material muito utilizado na indústria da construção, o impacte ambiental associado, proveniente da própria extração de matérias-primas, bem como do consumo de energia e emissão de dióxido de carbono, tem vindo a ser mitigado através de incorporação de resíduos e do desenvolvimento de soluções prefabricadas.

Com esta nova solução, a equipa do ITeCons acredita que poderá não só criar uma nova alternativa como estimular a economia na região do Baixo Mondego.

Este projeto foi contemplado com uma das 15 Bolsas de Ignição INOV C 2020, um consórcio liderado pela Universidade de Coimbra para consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.