Barcelos anuncia início da requalificação da Estrada Municipal 505

A Câmara de Barcelos anunciou o início das obras de requalificação da Estrada Municipal (EM) 505, que liga Barcelinhos à freguesia das Carvalhas, com o presidente do município a pedir “desculpa” pelo atraso no arranque da empreitada.

Em comunicado, o município disse que foi assinado a semana passada o auto de consignação da empreitada, estando “tudo oficialmente pronto para o início dos trabalhos”.

“Estou feliz por ver concretizar-se mais uma obra do nosso programa eleitoral, e mais feliz vou ficar porque, quando estiverem concluídos os trabalhos, vai acabar o martírio de todos os que utilizam esta estrada e, finalmente, os habitantes das freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver atendidas as suas pretensões”, afirmou o presidente da autarquia, Mário Constantino, citado no comunicado.

Mário Constantino, marcou presença na cerimónia e aproveitou a ocasião para “pedir desculpa” por só agora se iniciarem estas obras, lembrando que houve a necessidade de se “esperar pelo visto do Tribunal de Contas”.

“O presidente pediu também compreensão e paciência pelos incómodos que os trabalhos irão causar, mas sublinhou que não há a possibilidade de fazer este tipo de intervenções sem alguns inconvenientes para os moradores e automobilistas”, lê-se no comunicado.

Segundo o município de Barcelos, a empreitada vai ter um custo de 2 330 mil euros.

“O projeto contempla a beneficiação de um troço de 5,826 quilómetros, entre a EM 306, em Barcelinhos, e a EM 360-1, na freguesia de Carvalhas. O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa”, indicou a autarquia.

A par da pavimentação, serão também, de acordo com a câmara, “feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais, e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros”.

“O projeto irá manter os passeios e baias de estacionamento existentes, ao mesmo tempo que irá contemplar a criação de zonas de acesso a passagens para peões com mobilidade reduzida. Para acalmar a velocidade dos automobilistas será criada uma lomba, no início da empreitada, na aproximação ao cruzamento com a EM 306, em Barcelinhos”, avisou a Câmara de Barcelos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.