Organização e Gestão de Obras – “um importante instrumento de apoio no garante da rentabilidade da gestão de obras”

A sede da AICCOPN, no Porto, recebeu ontem a apresentação do livro “Organização e Gestão de Obras – Otimizar Resultados”, da autoria de Cândido Ribeiro e editado pela Publindústria.

A apresentação da obra coube a José Augusto Fernandes, docente de Engenharia Geotécnica do ISEP, que realçou o enfoque da obra na otimização de resultados e destacou o nível de detalhe da metodologia descrita, que faz do livro “um importante instrumento de apoio no garante da rentabilidade da gestão de obras”. O académico contextualizou a importância deste livro com a necessidade de as empresas modernizarem os seus sistemas de gestão para se adaptarem às condições de um mercado fortemente concorrencial, salientando que a obra aponta metodologias para minimizar fatores de insucesso. José Augusto Fernandes destacou ainda a ambição do autor ao reunir um “enorme manancial de informação”, atingindo o objetivo a que se propôs e preenchendo uma lacuna editorial. O professor concluiu estarmos perante uma obra que simplifica o trabalho dos engenheiros, tendo por isso um “lugar de direito” nas suas mesas de trabalho.

Por seu lado, Cândido Ribeiro salientou que este livro não é apenas um conjunto de 152 páginas mas o resultado do conhecimento que adquiriu ao longo da vida. A dispersão de negócios e de mercados da indústria da construção civil, um setor com grande competitividade em Portugal e que necessita, por isso, de uma gestão cada vez mais eficiente, constituíram a motivação do autor para avançar com a obra, que apenas foi publicada após recolhidas as opiniões de colegas de profissão, estudantes e empresários do setor.

   

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.