Análise económica comparativa de soluções de reabilitação de paredes de alvenaria de tijolo cerâmico com aplicação de revestimentos armados

O setor da construção é uma atividade económica com impacte significativo sobre o ambiente e o património natural e naturalmente sobre o ambiente construído e o património arquitetónico. A opção pela reabilitação das construções existentes em vez da sua demolição e reconstrução reduz drasticamente quer o consumo de materiais novos quer a produção de resíduos [EC, 2014].

O tema da informação económica, relacionado com a atividade de reabilitação de edifícios, encontra-se enquadrado na atualidade e considera-se de relevância. A existência de uma base de dados com custos e rendimentos de referência de trabalhos de construção com informação fiável e adaptada à realidade é relevante para o meio técnico nacional, pois constitui uma ferramenta de importância transversal ao setor para a realização das tarefas de planeamento, orçamentação e controlo de execução de obras de reabilitação [Salvado, 2019].

A informação técnica e económica relativa a trabalhos de construção e/ou reabilitação está disponível em publicações como Rendimentos de Mão-de-Obra, Materiais e Equipamento em Edificação e Obras Públicas [Branco, 2003], a base de dados do LNEC [Fonseca & Manso, 1990; Manso et al., 2010], o gerador de preços Cype Ingenieros, S.A [Cype, 2019], entre outros.

Custos de trabalhos de reabilitação de paredes de alvenaria

São quantificados os custos compostos e respetivos rendimentos das soluções de reforço de revestimentos armados constituídos por argamassa à base de cal hidráulica natural ao traço 1:2 e rede de fibra de vidro (CH+FV) e por argamassa à base de cimento ao traço 1:3 e rede de fibra de vidro (Ci+FV). Estas soluções são aplicáveis em ambas as faces de paredes quando se considere necessário substituir os revestimentos, por se encontrarem degradados e não terem valor histórico ou artístico significativo que recomende a sua preservação (...)

Filipa Salvado(1),  Maria João Falcão Silva(1), Ana Marques(2), Álvaro Vale Azevedo(1), e Rosário Veiga(2)

(1) LNEC, Núcleo de Economia, Gestão e Tecnologia da Construção

(2) LNEC, Núcleo de Revestimentos e Isolamentos

Artigo completo na Construção Magazine nº98 jul/ago 2020

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.