Análise comparada do desempenho acústico e térmico da solução de divisória interior em alvenaria de tijolo cerâmico com soluções de alvenaria alternativas

O tijolo cerâmico furado é a solução de alvenaria mais utilizada a nível nacional para construção de paredes interiores, porém existem, atualmente, outras soluções, utilizando cerâmica ou materiais alternativos, que se começam a impor no mercado.

Este artigo desenvolve uma análise comparada de desempenho acústico e térmico entre a solução de tijolo cerâmico furado tradicional e três soluções de alvenaria alternativas: bloco cerâmico, bloco de betão leve e bloco de gesso.

São apresentadas as principais características de cada uma destas soluções, sendo feita uma análise comparada quanto ao desempenho acústico e térmico. Verifica-se que as soluções alternativas apresentam algumas vantagens, destacando-se os blocos de gesso e os blocos de betão leve em termos funcionais. Uma otimização das propriedades destas soluções foi objetivo a atingir numa solução de bloco em gesso com adição de cortiça e fibras, desenvolvido na Universidade do Minho no âmbito dum Projeto ADI designado por Sipdeco.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.