Alexandra Gesta nomeada presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

Alexandra Gesta, arquiteta que criou o Gabinete do Centro Histórico do município de Guimarães, que culminaria com a classificação daquele Centro Histórico como Património Cultural da Humanidade, em 2001, é a nova presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

A arquiteta diplomou-se pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1987. Na década de 70, havia já integrado a equipa do SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local), um projeto iniciado meses após o 25 de Abril que combinava arquitetura e participação cívica, no sentido de melhorar as condições de habitabilidade das populações mais desfavorecidas. As brigadas mistas, lideradas por arquitetos em colaboração com as populações, eram o ponto de partida para aferir as necessidades, sendo que todo o projeto era participado – desde o levantamento das condições de vida, passando pelo apoio às comissões de moradores, pelo projeto arquitetónico e acompanhamento aos processos de expropriação. A lógica era projetar com os moradores e não para eles. O projeto terminou em outubro de 1976, com cerca de 170 intervenções.

Durante 25 anos, Alexandra Gesta geriu o projeto de recuperação do Centro Histórico de Guimarães. Ao longo desse período, o Gabinete recebeu o Prémio Real Fundação de Toledo, o Prémio Nacional de Arquitetura/Reabilitação pela Associação dos Arquitetos Portugueses, e diversos prémios atribuídos pelo IHRU.

Em 2009, Alexandra Gesta foi eleita para o executivo camarário de Guimarães como independente, tendo coordenado o projeto para a Capital Europeia da Cultura de 2012. Fundou também o gabinete MAPa2012, tendo viabilizado uma experiência laboratorial de atuação patrimonial em todo o concelho. Em 2014, foi nomeada responsável pela proposta de classificação da Zona de Couros, em Guimarães, como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, que em 2016 foi inscrita na Lista Indicativa.

Alexandra Gesta é ainda membro do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e colabora com a INTA (International Urban Development Association).

Além de Alexandra Gesta, estão nomeados para o quinquénio 2017-2021 Luiz Henrique Pinheiro dos Santos (vogal para a área financeira) e Luís Roxo Gonçalves (vogal).

Consulte a Resolução do Conselho de Ministros: https://dre.pt/application/file/a/114276682

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.