ADENE coopera com Marrocos na área da eficiência energética

A ADENE assinou, a 5 de dezembro, um protocolo de cooperação com a sua congénere marroquina AMEE (Agence Marocaine de l’Efficacité Énergétique). O memorando de entendimento visa promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas, em particular no setor dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade.

Este memorando foi um dos 12 instrumentos de cooperação assinados durante a cimeira que reuniu em Rabat individualidades do Governo Português, presididas pelo Primeiro-Ministro, e do Governo Marroquino, e prevê a colaboração da ADENE em programas de formação de formadores e de peritos qualificados, abarcando também a realização de projetos conjuntos de desenvolvimento e demonstração de inovação tecnológica, no contexto da transição energética.

Miguel Sales Dias, administrador da ADENE, destaca a colaboração na área da certificação energética de edifícios, setor em que o país é, de acordo com o responsável, “uma referência mundial”.

No domínio da transição energética, este memorando visa promover o intercâmbio de conhecimentos e a realização de projetos conjuntos, envolvendo capacitação e transferência de tecnologia, nos domínios das políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas em que Portugal dispõe de know-how e tecnologia, em particular, no setor dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade.

A cimeira serviu ainda para consolidar o acordo sobre um projeto de construção de um cabo para interconexão elétrica, com 220 quilómetros entre os dois países, devendo a construção arrancar no primeiro semestre de 2018.

No plano técnico, este cabo de interligação elétrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia, já que o transporte de energia será feito nos dois sentidos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.