A investigação ao serviço do mercado

A Construção Magazine tem por missão estabelecer a ponte entre os vértices do triângulo: Universidades e centros de investigação científica; Indústria, entendida como as empresas ligadas ao sector da Construção; e Sociedade, ou seja, quem lança os desafios a que os outros dois intervenientes devem responder e quem, em última instância, beneficia dos avanços científico-tecnológicos na área da Engenharia Civil, Ambiente e Arquitectura.

Neste contexto, o tema da investigação científica orientada para o mercado é, sem dúvida, um dos mais relevantes e actuais. Pese embora o caminho percorrido nas últimas décadas seja significativo e positivo, parece-me haver ainda muito a fazer nas três realidades complementares atrás referidas.

Da parte da Universidade tem de haver uma canalização real de esforços para o desenvolvimento de produto no sentido de dotar as empresas portuguesas de uma vantagem competitiva efectiva. O reconhecimento do mérito dos investigadores não pode reduzir-se a uma (quase) mera contabilização do número de artigos publicados em revistas internacionais!

Da parte da Indústria, tem de existir uma aposta real na investigação científica e perceber que desta pode/deve resultar uma vantagem competitiva e, deste modo, um retorno muito superior ao investimento. A investigação e a inovação não podem ser meros chavões nos sites ou nos flyers das empresas, obedecendo a uma lógica de marketing.

E da parte da Sociedade tem de haver uma real exigência de qualidade e defesa do meio ambiente. Não se pode continuar a pensar que ecológico é produzir energia eléctrica com o vento, quando na realidade isso serve apenas para justificar os valores absurdos da factura da energia eléctrica (que originam lucros indecentes à empresa que detém este monopólio), e continuar a ter edifícios absolutamente ineficientes em termos energéticos.

Para reflectir sobre o tema do dossier, convidámos a Eng.ª Rita Moura, Quadro da Teixeira Duarte e Presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), e o Prof. Francisco Nunes Correia, Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, ex-Ministro do Ambiente e Presidente da Parceria Portuguesa para a Água (PPA). Como habitualmente, o dossier integra ainda vários artigos de conceituados especialistas nacionais.

Imagem: Rosan Harmens/ Unsplash

Eduardo Júlio

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.