Torre Oriente, em Lisboa, com certificação LEED Gold

A Torre Oriente, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, sob gestão da CBRE e propriedade da Union Investment, acaba de receber a certificação LEED Gold, um certificado internacional que que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. Trata-se da primeira certificação obtida em Portugal na categoria de edifícios existentes.

O edifício encontra-se inserido no programa internacional Premier Property da CBRE, um conceito de gestão de edíficios que tem como prioridades a atenção aos detalhes e a qualidade do serviço, que transmitem a sensação de hotel de 5 estrelas a quem utiliza ou visita a Torre Oriente. A assessoria para esta certificação foi realizada pela CBRE, que realizou ajustamentos de procedimentos que permitiram tornar o edifício mais sustentável.

Desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, o programa LEED apresenta-se como um quadro que identifica, implementa e avalia a sustentabilidade do design, construção, operação e manutenção de edifícios e bairros, servindo como ferramenta orientadora e mecanismo de avaliação neste âmbito. O sistema de rating implementado pelo LEED visa edifícios comerciais, institucionais e residenciais.

A Torre Oriente é a primeira Premier Property em Portugal, um programa internacional da CBRE do qual fazem parte edifícios como o City Point, em Londres, Tour First, em Paris, The Edge, em Amesterdão ou a Torre Shanghai, na China. Desde o início do programa na Torre Oriente a consultora imobiliária levou a cargo uma renovação que abrangeu o lobby principal, os acessos ao estacionamento e o rebranding do edifício.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.