Obras públicas registaram crescimento no final de 2016

O setor da construção exibiu sinais de recuperação no final de 2016, o que leva a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) a reforçar as suas boas perspetivas para 2017.

O setor da construção revelou um comportamento positivo nos últimos três meses de 2016, registando um crescimento homólogo de 1,7 por cento quer no investimento quer no VAB do setor, contrariando as quebras verificadas ao longo dos primeiros nove meses do ano, de 3,6 e de 3 por cento, respetivamente. No entanto, a recuperação da reta final não foi suficiente para evitar um resultado negativo, com decréscimos de 2,2 por cento e de 1,8 por cento no VAB, respetivamente.

Também o emprego aumentou, tendo dados do INE revelado um significativo aumento do número de trabalhadores da construção no último trimestre do ano, ultrapassando os 300 mil e refletindo um acréscimo de 6,7 por cento, em termos homólogos. Em termos anuais, o crescimento atingiu os 4,5 por cento, com 289,9 mil pessoas, em média, a trabalhar no setor ao longo do ano.

Também o mercado das obras públicas mostrou mais dinamismo no final de 2016, com crescimentos acentuados das obras lançadas a concurso e dos contratos celebrados. No último trimestre do ano registaram-se crescimentos homólogos de 69 por cento e de 130 por cento no número e valor das obras lançadas a concurso, quando, até setembro, a evolução tinha sido de 19 e de 16 por cento, respetivamente. Também nos contratos celebrados os acréscimos homólogos acentuaram-se expressivamente, passando de taxas de crescimento do número e valor dos contratos, de 5 por cento e 12 por cento, respetivamente, para 13 por cento e 26 por cento.

Por último, o licenciamento de obras privadas cresceu 37,5 por cento no que respeita à construção de novos fogos habitacionais e 24 por cento em área no que toca à construção de novos espaços não residenciais, ao longo de 2016, divulgou o INE.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.