NanoPlus Window: ventilação em edifícios energeticamente eficientes

O projeto NanoPlus Window, liderado pela CAIXIAVE com a participação da IVV Automação e da Universidade do Minho, propõe a criação de um novo sistema de fenestração para aplicar em edifícios energeticamente eficientes, integrando um sistema de ventilação e filtragem.

O projeto distingue-se pela inclusão de um sistema de purificação do ar baseado na aplicação de nanomateriais avançados fotocatalíticos, contemplando também um sistema de estores e caixilho com propriedades autolimpantes, partindo da aplicação da mesma tecnologia fotocatalítica. No sentido de tornar o sistema inteligente, a solução vai integrar um sistema mecatrónico avançado e de controlo, que vai permitir atuar ao nível de todos os elementos do sistema.

Aumentar o conforto térmico e a qualidade do ar interior são, portanto, os grandes objetivos do projeto.

Após a fase de investigação, serão construídos protótipos e será feita a respetiva validação técnica.

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020, sendo o investimento total elegível de 679.149,54 euros, o que resultou num incentivo FEDER de 460.255,39 euros.

O período de execução do projeto começou a 1 de dezembro de 2016 e termina a 30 de novembro de 2019.

Mais informação: http://www.poci-compete2020.pt/detalhe/detalhe/NanoPlusWindow-18018

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.