João Mendes Ribeiro 2003/2016: uma monografia

A Uzina Books editou recentemente “João Mendes Ribeiro 2003/2016”, uma monografia sobre a obra do arquiteto desenvolvida durante este período.

A monografia aborda de forma pormenorizada as obras construídas e uma em projeto que fazem parte do seu percurso desenvolvido entre 2003 e 2016. Foram selecionados 15 trabalhos que se destacam, na sua maioria, pela sua qualidade enquanto obras de reabilitação e/ou requalificação do edificado e do património. 

Neste livro, três autores refletem sobre a obra do arquiteto Ana Tostões, Carlos Quintáns e Antoni Ramón. Colaboram também nesta monografia fotógrafos de várias gerações, cada um com um olhar particular sobre a obra do autor.

O desenho gráfico do livro é de Gustavo Suarez, que concebeu um objeto com acabamento premium, revestido em tela, com 240 páginas ilustradas com fotos de página inteira. A obra integra um caderno de 15 esquissos, um por cada projeto.

João Mendes Ribeiro nasceu em Coimbra em 1960. Venceu o prémio FAD 2016, juntamente com o gabinete Menos é Mais Arquitectos, pelo projeto do Centro de Artes Contemporâneas, localizado nos Açores. Assina, desde 2015, a coluna de Arquitetura da Construção Magazine.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.