Sistema de construção baseado em painéis de madeira

O sistema de construção Cross Laminated Timber (CLT), baseado em painéis maciços de madeira, passou a permitir a construção de edifícios com altura antes inviável quando utilizado este material. No entanto, o sistema apresenta também desvantagens, como a grande quantidade de madeira requerida para a sua produção. Uma das soluções para fazer face a esta dificuldade é combinar este conceito com o uso de painéis sanduíche de madeira.

Por outro lado, a compatibilização do sistema construtivo em CLT com os elementos construtivos existentes ou as infraestruturas que integram os edifícios, como as redes de água e elétricas pode ser difícil.

Para fazer face a estas dificuldades, o projeto OptimizedWood, desenvolvido pela empresa Pedrosa & Irmãos em parceria com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Inovação e Competências da Floresta, surge com o objetivo de desenvolver e validar, em ambiente industrial, um painel híbrido com funcionalidades inovadoras. Ao abrigo da investigação, está previsto o desenvolvimento de técnicas complementares para compatibilizar o novo painel na construção, como ligações mecânicas ou formas inovadoras para incorporar outras infraestruturas.

O painel híbrido a desenvolver será passível de ser personalizado e, apesar de se prever que venha a apresentar níveis de desempenho semelhantes aos das soluções existentes, o sistema terá como base processos de produção mais customizados e adaptados a cada utilização final.

Pretende-se obter um produto que apresente preços competitivos e maior compatibilidade com a restante construção, além de facilidade de montagem e possibilidade de compatibilização com as redes técnicas dos edifícios.

Ao abrigo do projeto, serão desenvolvidas quatro soluções específicas de painel conforme o fim de aplicação: pavimento interior, pavimento exterior, parede interior e parede exterior. A ideia é permitir uma construção completa e garantir soluções eficazes e competitivas quando comparadas com outras soluções existentes no mercado.

Mais informação: http://www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj17867OptimizedWood

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.